213
30

Você já acessou 1 de 4 conteúdos neste mês.
Para ter acesso ilimitado, faça login ou cadastre-se!

O desafio de harmonizar drinks e petiscos

Quando o assunto é harmonizar bebidas e alimentos, as pessoas podem reagir como se fosse um assunto super complicado que apenas profissionais podem falar. Acredite, não é bem assim, e vai muito além dos famosos salgadinhos para acompanhar. O desafio dessa semana foi sobre isso, como harmonizar drinks com os petiscos trazidos pela Masterchef Elisa Fernandes.

Leandro trouxe a vantagem da vitória no desafio da semana passada e pode escolher tanto a bebida que ele utilizaria como a dos demais concorrentes, logo de cara, antes mesmo de conhecerem os três deliciosos petiscos trazidos por Elisa para o desafio.

Os aperitivos propostos por ela foram Tartar de Frutas, com manga, morango e coentro, Ceviche tradicional e Brusqueta de Queijo de Cabra com Nozes e Mel. Quais drinks você levaria junto com cada um destes aperitivos? Como harmonizar estes sabores? Bem, aqui a gente te conta pra tornar a degustação completa.

Partimos do princípio que harmonizar é sobre combinar um coquetel e um alimento perfeitamente, considerando aromas e sabores. Pode ser servido num prato, tábua, como guarnição ou par, indo de pequenos petiscos a refeições completas. Existem quatro jeitos de fazer essa harmonização, cada uma com sua função específica. Escolha uma por vez e arrase!


Harmonização por contraste
É uma harmonização baseada em desequilibrar sabores, quase como na teoria de que os opostos se atraem, um duelo em que um leva ao outro. Aqui podemos considerar pôr o doce combinando com o ácido, o refrescante dando match com o picante, o amargo e o doce… Se o alimento ou bebida tem um sabor, acidez ou densidade, o complemento vai ser o outro extremo. Teste antes de usar!


Harmonização por semelhança
Ao contrário do contraste, aqui buscamos uma característica em comum, específica, que queremos ressaltar. A ideia é realmente acentuar aquele sabor delicioso que não queremos que seja sobreposto. E aqui pode ser relacionado aos sabores ácidos, salgados, doces, amargos ou umamis. Por exemplo, apreciar um drink com laranja ao degustar um prato com molho de laranja, entende? Eles se complementam para que o sabor persista e converse.


Harmonização por equilíbrio
Nessa categoria queremos equilibrar os sabores, sem contrapor ingredientes. Serve para aumentar a gama de sensações, porém sempre na mesma direção de sabor. A complementação da experiência tanto na bebida quanto no prato, como por exemplo servir uma fatia de torta de chocolate com um clericot, que é a mistura de frutas tropicais e vinho branco ou espumante. Os dois caminham para o doce, mas sem ingredientes necessariamente em comum. É interessante seguir essa lógica de que alimentos mais gordurosos encontram seu par com drinks mais ácidos, assim como alimentos mais ácidos conversam com drinks mais doces. A lógica segue dessa maneira, alimentos sutis conversam com coquetéis sutis, pratos marcantes com drinks potentes, pratos leves e drinks leves, a ideia é não existir sobreposição jamais.