213
30

Você já acessou 1 de 4 conteúdos neste mês.
Para ter acesso ilimitado, faça login ou cadastre-se!

Chegou a grande final do Bar Aberto!

Chegou o momento da grande final, o desafio que coloca em prova todo o conhecimento adquirido nesses 8 episódios do programa. E você, o que aprendeu durante o Bar Aberto? Esperamos que o suficiente para iniciar sua aventura na coquetelaria.

Nossos 4 participantes começaram o episódio numa disputa autoral de drinks para ocasiões de dia e noite. Cada um recebeu um destilado base diferente para criar, entre eles Chivas, Ballantines, Beefeater e Absolut. Os jurados especiais para essa primeira prova foram Alice Guedes, chefe do Guarita Bar, em São Paulo, e Jairo Gama, responsável pelo Obelisco e Vista Bar, em São Paulo.

Nesse primeiro momento começamos com as despedidas. Lucio e Claudio são eliminados da disputa final, que será decidida num duelo entre Nathiaga e Leandro. O segundo desafio exige a criação de um drink também autoral, sem limitação de tempo, nem bebida. Podem executar o drink do jeito que imaginarem. Os jurados especiais dessa segunda fase são Alex Mesquita, um dos principais bartenders brasileiros e chefe de bar do Tan Tan Noodle Bar, e a apresentadora, youtuber e professora Rita Von Hunty.

Para saber quem ganhou só assistindo esse episódio incrível, onde nossos participantes finalmente foram executar seus drinks atrás do balcão principal do nosso Bar Aberto. Já estamos com muitas saudades.

E você, sabe criar um drink do zero na sua casa? Acha que precisa de utensílios caros e complicados? Ou acha que ainda não domina bem as estruturas básicas das combinações? Não se preocupe que vamos resolver isso e é agora!

Utensílios não são um problema!

Os utensílios profissionais podem sim ajudar na montagem do drink, mas não são essenciais. Aqui a gente te conta como substituir esses apetrechos que você viu durante o reality e entrar nessa aventura da coquetelaria.

Dosador: usado para medir as doses de destilados, xaropes, sucos, etc. Substituição: xícara pequena de café ou copo de shot.

Bailarina: é aquela colher bem comprida usada para mexer os drinks e medir alguns ingredientes. Substituição: colher regular, pode até ser uma de sopa mais comprida.

Coqueteleira: quando falamos de drinks batidos, usamos uma coqueteleira para essa técnica. Existem 3 principais tipos de coqueteleira, e qualquer uma delas vale. Substituição: pote de vidro com tampa.

Mixing Glass: quando fazemos drinks mexidos, devemos usar um mixing glass, basicamente um copo grande de vidro, para misturar todos os ingredientes, ao mesmo tempo que diluímos a mistura. Substituição: pote de vidro sem tampa.

A estrutura de um coquetel é mais simples do que você imagina! Você sabia que os drinks, tanto clássicos, como recentes, possuem um ponto de partida para harmonizar os ingredientes? Se for olhar de perto a anatomia deles, a estrutura básica é bem parecida. Vamos separar em quatro grupos básicos, que são destilado, doce, azedo e amargo, e em cada um deles temos um ou mais ingredientes que compõe o drink.

Destilado: a base do nosso coquetel! Pode ser vodka, whisky, gin, rum, cachaça, tequila, etc.

Doce: um ingrediente que traga doçura e equilibre o drink, podendo ser mel, xarope de açúcar ou xaropes variados (gengibre, alecrim, framboesa, etc).

Azedo: frutas cítricas, como limão e laranja, também serão úteis para equilibrar os sabores da sua criação – mas cuidado com a quantidade, para não ficar muito azedo.

Amargo: esse é o único grupo de ingredientes que não está presente em todas as criações, mas sem dúvida ajuda a deixar o drink mais equilibrado. Aqui podemos considerar bitters aromáticos e aperitivos italianos.

Nesse momento laboratório de criação de drinks em casa, comece fazendo trocas de ingredientes específicos em receitas clássicas. Algo como, quando for fazer um whisky sour, que é 50ml de whisky, 25ml de suco de limão e 15ml de xarope de açúcar, troque o suco de limão por suco de laranja ou o xarope de açúcar por xarope de gengibre. Vai muito do seu paladar também, assim como em muitos episódios os jurados não gostaram das criações, mas os participantes amaram, isso pode acontecer na sua casa.

O ideal é ir fazendo essas trocas de ingredientes aos poucos em outros drinks e entendendo como isso impacta, como fica o sabor, o aroma, e quem sabe a apresentação? Assim como nossos competidores demoraram um pouco, talvez não seja do dia pra noite, mas você com certeza consegue chegar lá, e quem sabe participar do nosso próximo Bar Aberto? Até a próxima temporada.